COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR


Antes de iniciar um negócio, é preciso que o empreendedor reflita sobre suas competências e seu projeto de vida pessoal, levando em consideração as consequências de se transformar em um proprietário de empresa. Se essa reflexão for positiva, o próximo passo será descobrir uma oportunidade de negócio. Para tal, será necessário, primeiro, desenvolver uma ideia. Especialmente nesse ponto, avaliar o potencial da ideia é importante. Logo, se alguém tem interesse em criar um negócio, deve monitorar o ambiente à sua volta em busca de problemas, necessidades a serem atendidas e o desejo dos consumidores. Com relação a oportunidades de negócio, avalie as seguintes afirmações.

I - É importante que o empreendedor teste sua ideia ou conceito de negócios junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes e amigos próximos.

II - Uma ideia sozinha não traz resultados, o importante é saber desenvolvê-la, implementá-la e construir um negócio de sucesso.

III - Um empreendedor, ao utilizar sua habilidade, dá forma a uma oportunidade que outros não identificaram, ou identificaram cedo ou tarde demais.

IV - Não é necessário possuir conhecimento a respeito do mercado em que está se desenvolvendo o negócio, basta simpatizar com o ramo escolhido.

 

É correto o que está descrito apenas nas afirmativas


I e II


II,III e IV


I, III e IV


I, II e III


II e III

Ser criativo é uma habilidade dos seres humanos, cada pessoa pode contribuir de uma forma diferenciada, enxergar as coisas de um jeito muito mais simples e então potencializar o uso das informações que são comuns a todas as pessoas e áreas.

Leia as seguintes afirmações e identifique-as como F (Falsa) ou V (Verdadeira):

I - As novas oportunidades exigem uma reação imediata, o ambiente é altamente competitivo e as estratégias devem ser implementadas com consistência e rapidez.

II - Nas empresas onde são observadas muitas restrições, normas, hierarquia rígida, políticas e regulamentos, provavelmente o fluxo de ideia e de  criatividade é muito maior.

III - As empresas, mesmo quando são líderes de mercado, devem investir em inovação, uma vez que, para se manterem nesta posição têm que se adequar às novas necessidades dos clientes.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:


I - (F), II - (F), III - (V)


I - (F), II - (V), III - (F)


I - (V), II - (V), III - (V)


I - (V), II - (V), III - (F)


I - (V), II - (F), III - (V)

O empreendedorismo, ainda que presente em toda a história econômica contemporânea, é hoje um fenômeno global, dadas as profundas mudanças nas relações internacionais entre países e empresas, no modo de produção, nos mercados de trabalho e na formação profissional. O Brasil é apontado como um dos países mais empreendedores do mundo, mas há muito a melhorar no que se relaciona às condições de consolidação das milhares de iniciativas de novas empresas.

 No que se refere à história do empreendedorismo, analise as seguintes afirmativas como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:

I - O uso do termo empreendedor tem origem no Brasil em meados de 1700, para descrever os proprietários de empresas familiares.

II - Joseph Shumpeter define empreendedores como os inovadores que dirigem o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo.

III - Na Idade Média, empreendedores eram definidos como indivíduos que gerenciavam grandes projetos de produção, sem assumir seus riscos, apenas administrando os mesmos, utilizando recursos disponíveis de terceiros.


I ( F ) II ( V ) III  ( V )


I ( V ) II ( F ) III  ( V )


I ( F ) II ( F ) III  ( F )


I ( V ) II ( V ) III  ( F )


I ( V ) II ( V ) III  ( V )

Segundo Robert D. Hisrich, “empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”. A respeito de empreendedorismo e suas características, assinale a opção correta.


Embora não gere impactos sociais, o empreendedorismo promove mudanças nas empresas e no ambiente de negócios. 


Devido à crise econômica e ao pequeno número de empresas de empreendedores, o empreendedorismo está em baixa no Brasil. 


O empreendedor está associado à promoção de inovações por meio do aproveitamento de oportunidades empreendedoras.


O empreendedor é um indivíduo que corre altos riscos e não necessita de planejamento para saber que um novo negócio dará certo.


O empreendedor é um indivíduo promotor de mudanças, de comportamento inato, portador de traços que não se aprendem. 

Quando exercida com excelência a Liderança estimula o comprometimento dos indivíduos, conduzindo-os a altos desempenhos, o que certamente gera resultados positivos crescentes para a organização. O papel da Liderança nas organizações fundamenta-se, em síntese, em articular as necessidades demandadas das orientações estratégicas em harmonia com as necessidades dos indivíduos, orientando as necessidades de ambas as partes na direção do desenvolvimento institucional e individual.

Assinale a alternativa abaixo que corresponde à definição correta de Liderança:


É a influência interpessoal exercida em uma situação, por intermédio do processo de comunicação, para que seja atingida uma meta.


É a capacidade de usar o poder do cargo para fazer com que os colaboradores obedeçam e não contestem suas ordens.


É a capacidade de obrigar os colaboradores, por intermédio do processo de comunicação, a alcançar os objetivos propostos.


É a capacidade de trabalhar sozinho e tomar decisões sem a participação de outros colaboradores.


É a capacidade de impor suas ideias, fazendo com que todos pensem igual ao líder e consigam alcançar os objetivos propostos.

Vimos que no processo histórico da indústria moderna houve uma dita revolução do comportamento, onde, o psicólogo organizacional, foi um dos primeiros profissionais a cuidar dessa revolução, reconhecendo que há diferença entre as pessoas no ambiente organizacional. Diante da explicação acima, escolha a afirmativa correta que apresenta as características que permitiram ao psicólogo organizacional ser um dos primeiros profissionais aptos a participar dessa revolução.

O profissional de psicologia estava apto a reconhecer e cuidar do comportamento do homem, ajustando-o ao contexto do trabalho.

Os donos das empresas só gostavam de psicólogos.


O profissional de psicologia era o único que queria participar do processo de revolução.

O psicólogo adivinhava as pessoas que se encaixavam nos padrões requeridos.


Só a psicologia era uma ciência naquela época, assim, a única que podia participar da revolução.

Este tipo de empreendedor tem como missão de vida construir um mundo melhor para as pessoas. Envolve-se em causas humanitárias com comprometimento singular. Tem um desejo imenso de mudar o mundo criando oportunidades para aqueles que não têm acesso a elas. Suas características são similares às dos demais empreendedores, mas a diferença é que se realizam vendo seus projetos trazerem resultados para os outros e não para si próprios. O referido texto descreve os empreendedores


herdeiros


sociais


por necessidade


inesperados


internos

O colaborador que tem ética profissional exerce todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, devido ás diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência e etc.

Em relação a atribuições da ética profissional, analise as seguintes afirmativas como verdadeiras ou falsas. 

I- Guardar sigilo sobre as informações que lhe são confiadas. 
II- Atender a todos da mesma maneira sem discriminação de qualquer natureza.
III- Sempre esconder os erros cometidos para evitar ser prejudicado. 

As afirmações CORRETAS estão contidas nas afirmativas:


II e III


I e II


II, apenas


I, apenas


III, apenas

Existe uma nova geração de profissionais que é chamada de empreendedores internos. Esses empreendedores internos conseguem motivar o restante da organização e têm uma boa compreensão das oportunidades de negócios. Eles as identificam antes que sejam óbvias para os concorrentes. A respeito dos empreendedores internos é correto afirmar:


Empreendedores internos são indivíduos que geram novas empresas enquanto ainda são empregados de outra organização.


Os empreendedores internos são aqueles responsáveis por cuidar da parte administrativa das organizações.


Empreendedores internos são colaboradores em uma organização e buscam inovações e melhorias de forma contínua.


Empreendedores internos são aqueles que usam somente a intuição como base para tomada de decisões.


Empreendedores internos são aqueles responsáveis por abrir negócios familiares.

Um grupo é definido pela interdependência e interação entre dois ou mais indivíduos que se juntaram para atingir objetivos, pessoais ou profissionais. Os grupos que não são planejados, estruturados e nem determinados pela organização, que se formam espontaneamente são considerados grupos:


De trabalho


Individuais


Obrigatórios


Formais


Informais